sábado, 12 de julho de 2008

A Teoria dos Jogos na Gestao do Teleporto de Educacao

Vigessima Oitava Semana do ano de 2008.

Esta semana lembrei-me da Teoria dos Jogos , um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Pensei que poderiamos comecar a utliza-la na Gestao da nossa Rede de Preparacao Profissional do Teleporto de Educacao do Brasil.

A teoria dos jogos distingue-se na economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado , mas também das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objectivos comuns.

A teoria dos jogos estuda decisões que são tomadas em um ambiente onde vários jogadores interagem e tem preferencias . Em outras palavras, a teoria dos jogos estuda as escolhas de comportamentos ótimos quando o custo e beneficio de cada opção não é fixo, mas depende, sobretudo, da decisão dos outros.

Conseguiram enxergar alguma semelhança com nosso trabalho?

Vamos a exemplos práticos:

No nosso negócio podemos enxergar em vários momentos situações que se aplicam muito da teoria dos jogos.
Exemplos de onde usamos essa Técnica:

1 - Quando queremos analisar a cooperação ou não de todas as partes envolvidas com o nosso Teleporto de Educacao

Nesse caso, a Teoria dos Jogos pode ser usada para construir e avaliar a colaboração dos TPA, IGC, Tutores, Mediadores de TPA e de estudios , alunos e equipe de gestao do TPE. Devemos encontrar sempre o caminho que gere mais colaboracao entre estes agentes humanos que tem preferencias. Em sintese devemos analisar sempre a colaboracao de todos. Um belo exemplo a indexacao das nossas Videos Aulas no Google , clique aqui Teleporto de Educacao

2 - Quando através de perguntas simples conseguimos ter uma análise sistemática do que pode estar acontecendo.

Por exemplo: Por que ocorre um alto indice de inadimplencia ou uma baixa taxa de inscricao nas Camapanhas.

É uma pergunta simples, mas que não nos gera respostas simplesmente positivas ou negativas. Não vamos é claro chegar a uma resposta exata, por estarmos falando do comportamento dos dos alunos, onde cada um tem suas preferencias Mas podemos levantar questões em cima dessa simples pergunta que nos ajudará a organizar um pensamento e até mesmo elaborar uma estratégia para tentarmos otimizar nossos resultados.

Nenhum comentário: