terça-feira, 17 de junho de 2008

Um Belo Case de Iniciativa Gerencial

Compartilho este artigo publicado na Revista T&D-desenvolvendo pessoas.

Um Historia para refletir e aplicar aqui no nosso Teleporto de Educação .

Em uma grande empresa do Nordeste trabalhava o Toni, um empregado sério, dedicado, cumpridor de suas obrigações e, por isso mesmo, já com seus 20 anos de casa. Um belo dia, o Toni vai so diretor da empresa para fazer uma reclamação:

- Dr. Moacir, tenho trabalhado durante esses vinte anos em sua empresa com toda dedicação e agora me sinto injustiçado. O Juca, que está conosco há somente três anos, está ganhando mais do que eu.

O patrão fingiu não ouvi-lo e cumprimentando-o falou:
- Foi bom você vir aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá fazê-lo. Estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço hoje. Aqui na esquina tem uma barraca de frutas. Por favor, vá até lá e verifique se ele tem abacaxi.

Toni, sem entender, saiu da sala e foi cumprir a missão a ele designada. Em cinco minutos estava de volta.
- Como é? - , disse o patrão.
- Verifiquei como o senhor mandou e eles têm abacaxi -, disse o Toni.
- E quanto custa? -, perguntou o pstrão.
- Isso eu não perguntei não.
- Tem outra fruta que possa substituir o abacaxi?
- Também não sei!
- Muito bem Toni. Sente-se ali na cadeira e me aguarde um pouco.

O Patrão pegou o telefone e mandou chamar o Juca. Quando o Juca entrou na sala, o patrão foi logo dizendo:
- Juca, estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço de hoje. Aqui na esquina tem uma barraca de frutas. Vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.
Em oito minutos o Juca estava de volta.
- E então, Juca? – perguntou o patrão.
- Eles têm abacaxi, sim. Têm em quantidade suficiente para todo o nosso pessoal e se o senhor quiser eles também têm laranja e banana.
- E o preço? -, perguntou o patrão.
- Bom, o abacaxi é vendido a R$ 9,00 o quilo; a banana, a R$ 3,00 e a laranja, R$ 40,00 o cento, já descascado. Mas como eu disse que a quantidade era grande, eles me concederam um desconto de 15%. Deixei reservado o abacaxi, caso o senhor resolva, eu confirmo.

Agradecendo ao Juca pelas informações, o patrão dispensou-o e voltou-se para Toni na cadeira ao lado e perguntou-lhe:
- Você falou alguma coisa quando entrou na minha sala hoje. O que era mesmo?
- - Nada sério não, patrão -, respondeu o Toni.

Nenhum comentário: